18 octubre 2008

Jornada Histórico-Artística sobre la Catedral de Évora

Informa Jorge Moleirinho de la próxima conmemoración del Séptimo Centenario de la Archidiócesis de Évora (Portugal), en el marco de la cual se va a celebrar una Jornada Histórico-Artística sobre la Catedral de Évora, el próximo 24 de octubre de 2008:

«Desde 8 de Dezembro de 2007 estão a decorrer as comemorações dos 700 anos da dedicação da Sé de Évora, organizadas pelo Cabido da Sé. O encerramento está marcado para o próximo dia 8 de Dezembro.

Até lá está agendada, para o próximo dia 24 de Outubro, no Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, uma jornada Histórico-Artística cujo objectivo é produzir um maior e melhor conhecimento sobre a Sé.

"A jornada vai tomar a Sé enquanto produção estética e artística e ao mesmo tempo também o espólio artístico e o acervo documental que nela se gerou muito pela acção do Cabido da Sé, que existe como instituição desde o ano 1200, o que faz dele a instituição da cidade mais antiga ainda em actividade", explica o Cónego Eduardo Pereira da Silva, presidente e deão do Cabido da Sé.

As Jornadas iniciam às 9h30 com a presença de D. José Alves, Arcebispo de Évora. Às 9h50, iniciar-se-ão as comunicações que terão como tema de fundo O Cabido de Évora e a sua História e são da responsabilidade de: Joaquim Chorão Lavajo, Francisco José Senra Coelho, José António Falcão, Isabel Cid e António Fernando Marques.

A tarde será dedicada ao tema O Património Artístico da Sé de Évora, que terá início pelas 15h, com comunicações de: José Alberto Gomes Machado, Joaquim Oliveira Caetano, Jorge Rosado Raposo, Victor Serrão, Artur Goulart e João Luís Carrilho da Graça.

Pelas 18h, D. José Alves fará o encerramento da Jornada.

"Esperamos, pois, que esta jornada ajude a despertar a comunidade para a responsabilidade da conservação e valorização de um monumento que é de todos; que contribua para realçar as potencialidades do património histórico e cultural como motor de desenvolvimento; que nos abra os olhos para os valores da nossa identidade cultural expressos no património histórico e artístico que é um factor de diferenciação e riqueza neste contexto multicultural em que vivemos; e que deixe bem claro que o diálogo entre a fé e a cultura é antes de mais nada um factor de inclusão social", explica o Cónego Eduardo Pereira da Silva em entrevista ao semanário diocesano "a defesa". »

Site: http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=65063&seccaoid=3&tipoid=14

No hay comentarios: